Data: 25-05-2012
Criterio: B2b(iii)
Avaliador: Julia Caram Sfair
Revisor: Tainan Messina
Analista(s) de Dados: CNCFlora
Analista(s) SIG:
Especialista(s):
Justificativa
Há apenas uma coleta, sem data, resultando em uma pequena área de ocupação (AOO=4 km²) e uma única situação de ameaça. Uma das ameaças é a perda de hábitat para a agricultura e a exploração de madeira nos remanescentes florestais. É considerada "Criticamente em perigo" (CR). Novos estudos devem ser feitos com o objetivo de se verificar o estado atual de conservação da espécie.
Atenção: as informações de taxonomia atuais podem ser diferentes das da data da avaliação.
Nome válido: Pecluma imbeana (Brade) Salino;
Família: Polypodiaceae
Sinônimos:
A espécie apresenta apenas um registro para o Rio de Janeiro (Salino, 1998)
O município Santo Antônio do Imbé esta localizado na região serrana do Rio de Janeiro, uma floresta úmida de Mata Atlântica com alta declividade.
1.3.3 Wood
Incidência
local
Severidade
high
Detalhes
A fragmentação de ecossistemas é possivelmente a mais profunda alteração ambiental causada pelo homem na baixada costeira fluminense, tendo como ameaça a extração madereira (Carvalho et al., 2004).
1.1 Agriculture
Incidência
local
Severidade
medium
Detalhes
A fragmentação de ecossistemas é possivelmente a mais profunda alteração ambiental causada pelo homem na baixada costeira fluminense, tendo como ameaça a atividade agrícola (Carvalho et al., 2004).
1.2.1.2 National level
Situação: on going
Observações: "Deficiente de dados" (DD), segundo a lista vermelha da flora do Brasil (MMA, 2008), anexo 2
- CARVALHO, F. A.; NASCIMENTO, M. T.; OLIVEIRA, P. P.; RAMBALDI, D. M.; FERNANDES, R. V. A importância dos remanescentes florestais da Mata Atlântica de baixada costeira fluminense para a conservação da biodiversidade na APA da Bacia do Rio São João/Mico-Leão-Dourado/IBAMA ? RJ. Fundação O Boticário de Proteção à Natureza: Rede Nacional Pró Unidades de Conservação, 2004.
- SALINO, A. New combinations in Pecluma (Polypodiaceae). Novon, v. 8, n. 3, p. 296-297, 1998.
- SALINO, A.; ALMEIDA, T. E.; VIANA, M. M. Polypodiaceae. In: STEHMANN, J. R.; FORZZA, R. C.; SALINO, A.; SOBRAL, M. COSTA, D. P. KAMINO, L. H. Y. Plantas da floresta atlântica. Rio de Janeiro, RJ: Jardim Botânico do Rio de Janeiro, p.516, 2009.
- MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE. Instrução Normativa n. 6, de 23 de setembro de 2008. Espécies da flora brasileira ameaçadas de extinção e com deficiência de dados, Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Poder Executivo, Brasília, DF, 24 set. 2008. Seção 1, p.75-83, 2008.
CNCFlora. Pecluma imbeana in Lista Vermelha da flora brasileira versão 2012.2 Centro Nacional de Conservação da Flora.
Disponível em <http://cncflora.jbrj.gov.br/portal/pt-br/profile/Pecluma imbeana
>. Acesso em .
Última edição por CNCFlora em 25/05/2012 - 20:01:11